Congresso Brasileiro de Sistemas

Edições anteriores da Conferência

14º Congresso Brasileiro de Sistemas

Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás

Instituto de Informática (INF) - UFG

Alameda Palmeiras, Quadra D,

Câmpus Samambaia

Goiânia - GO

CEP 74690-900


25 de outubro de 2018 – 26 de outubro de 2018

O tema desta edição é o “Pensamento Sistêmico em Revista: aprendizados e conquistas ante o superlativismo cibernético e a sociedade pós-industrial”.

Este ano o Congresso Brasileiro de Sistemas pretende repercutir e promover análises reflexivas sobre as abordagens sistêmicas irradiadas aos domínios de Ciência, Tecnologia e Inovação ao longo dos últimos 70 anos. O evento está sendo organizado pelo INF (Instituto de Informática da UFG) e contará com palestras nacionais e internacionais de grandes pesquisadores da área de sistemas e inovação, além de apresentação de artigos e fóruns de discussão.

Serão muito bem-vindos os trabalhos desenvolvidos pela comunidade acadêmica que contemplem as seguintes linhas:

I. Epistemologia e Pesquisa Sistêmica
II. Tecnologia e Sistemas e Informação e Comunicação
III. Administração e Redes entre Organizações
IV. Sociologia e Políticas Públicas
V. Economia e Desenvolvimento
VI. Psicologia e Saúde
VII. Inovação Sistêmica

Onde tudo começa...


A 14ª edição do Congresso Brasileiro de Sistemas (CBS), organizado pela ISSS Brasil – International Society for the Systems Sciences, congrega várias comunidades acadêmicas e científicas de diversas áreas do conhecimento, que se identificam com as abordagens derivadas das teorias de sistemas e cibernética, envolvendo à aplicação generalista de arcabouços teórico-conceituais, frameworks, métodos, técnicas e ferramentas, sob a égide do pensamento e prática sistêmica para a resolução e estruturação de problemas nos âmbitos organizacional, político, social, tecnológico, cultural, legal e ambiental.

Graças à amplitude e alcance do Congresso em nível nacional e internacional, a cada edição novos horizontes de aplicação são abordados e o número de interessados é crescente. No 14º CBS, o tema principal orbita em torno da Inovação Sistêmica, dos Sistemas de informação que permeiam o mundo cibernético e as contribuições para os desígnios da atual conjuntura que caracteriza a quarta revolução industrial.

Panorama da Conjuntura Contemporânea pautadas pela Inovação Sistêmica e a Indústria 4.0


A história da humanidade é contada pelos movimentos, fatos, fenômenos e acontecimentos característicos de uma era (ou idade). Nesta contemporaneidade, o mundo em que vivemos está repleto de mudanças disruptivas, intempestivas e açodadas, decorrentes dos grandes avanços no âmbito das relações humanas, dos sistemas sociais e do desenvolvimento organizacional e tecnológico. O superlativismo cibernético e a sociedade pós-industrial desta era desencadeia contextos de grande volatilidade, incertezas, complexidades e ambiguidades, condicionando os modus operandi e vivendi. As três primeiras revoluções industriais trouxeram a produção em massa, as linhas de montagem, a eletricidade e a tecnologia da informação, tornando-se o cerne do desenvolvimento econômico. A quarta revolução industrial, que terá um impacto mais profundo e exponencial, se caracteriza, por um conjunto de tecnologias que permitem a fusão do mundo físico, digital e biológico.

Em meio a este estado de coisas, a quarta revolução industrial (conhecida como Indústria 4.0) se desponta como um celeiro tecnológico ultraconvergente que afeta a existência dos sistemas em geral e das organizações sociais e disciplinas do conhecimento, em particular. É com este espírito que este consagrado evento nacional pousa no Centro-Oeste brasileiro com a pretensão de buscar explicações, revisitar as teorias e discutir novas descobertas, além de promover espaços de interação social e redes de relacionamento, envolvendo diferentes comunidades de prática.

O âmbito altamente multidisciplinar que se encerra nas abordagens sistêmicas abrange o ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Possíveis áreas de interesse neste domínio variam das Ciências da Vida (por exemplo, redes biológicas e modelos baseados em agentes), Ecologia (por exemplo, modelos baseados em agentes / individuais), Ciências Sociais (por exemplo, simulação baseada em agente, análise de redes sociais), cienciometria (por exemplo, redes de citação), redes de cooperação e ambientes complexos, tais como redes de sensores sem fio, redes de sensores corporais, redes peer-to-Peer (P2P), redes móveis abrangentes, arquitetura orientada a serviços, rede inteligente e Internet das Coisas, além das tecnologias inteligentes.

Um mundo de possibilidades emerge da rica teia de produções científicas e tecnológicas quando pautadas pela interdisciplinaridade subjacente dos sistemas e do mundo cibernético. Grande parte destes e de outros problemas na atual conjuntura social, econômica, política e tecnológica é de natureza não linear, contra intuitiva e exige novos pensamentos para sua solução. A Inovação Sistêmica (IS) se insere nesse contexto como sendo um termo de cunho acadêmico destinado para a tratativa de questões tipicamente encontradas no mundo corporativo e nas estruturas que sustentam as sociedades organizadas. Seus conhecimentos científicos são ainda por demais fragmentados e há falta de melhores ferramentas para sua aplicação e compreensão.

 

As inscrições para o congresso brasileiro de sistemas devem ser feitas pelo Link:

 

http://conveniar.rtve.org.br/Eventos/Forms/Servicos/EventoDados.aspx?action=3

 

Visualizar detalhes da conferência

13º Congresso Brasileiro de Sistemas

Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA
Praça Marechal Eduardo Gomes, 50 - Vila das Acacias, São José dos Campos - SP, 12228-900
São José dos Campos, BR

26 de outubro de 2017 – 27 de outubro de 2017

O Comitê Organizador do 13º Congresso Brasileiro de Sistemas têm o prazer de convidar a comunidade acadêmica nacional e internacional para o evento que será realizado nos dias 26 e 27 de outubro de 2017, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica, em São José dos Campos - SP.

O tema desta edição será: "Competências sistêmicas para um mundo problemático".

Neste ano, o Congresso Brasileiro de Sistemas Contará com um Workshop, uma Oficina e uma série de 5 palestras realizadas por palestrantes nacionais e internacionais. Pretende-se ampliar a interface entre a pesquisa sistêmica na América Latina e os campos de aplicação prática destes trabalhos, como mercado e governos.

Confira a programação do evento clicando aqui.

Confira os Papers que serão apresentados no congresso clicando aqui.

Também ficou definido pela Comissão Organizadora do evento que será outorgado ao melhor artigo o West Churchman Memorial Prize. O objetivo do prêmio é honrar a memória de Churchman e sua contribuição pioneira no uso da abordagem sistêmica.

Os trabalhos desenvolvidos pela comunidade acadêmica que serão apresentaodos neste ano, contemplam os seguintes temas:

A - Teorias, conceitos e metodologias sistêmicas;

B - Desenvolvimento local integrado, sistêmico e sustentável;

C - Redes;

D - Desenvolvimento em organizações e negócios;

E - Visão Sistêmica;

F - Desenvolvimento social;

G - Bem-estar e desenvolvimento humano; e

H - Tecnologia e Sistemas de Comunicação e Informação.

I -   Métodos de Estruturação de Problemas

 

AS INSCRIÇÕES JÁ ESTÃO ABERTAS. NÃO PERCA TEMPO. CLIQUE AQUI E SE INSCREVA JÁ.

Para maiores informações, visite a Página Oficial do Congresso Brasileiro de Sistemas.

Visualizar detalhes da conferência

12º Congresso Brasileiro de Sistemas

Universidade Federal de Uberlândia

Av. João Naves de Ávila 2121

Campus Santa Mônica

Uberlândia - MG

CEP 38408-100


Uberlândia, BR

3 de novembro de 2016 – 4 de novembro de 2016

Chamada para o 12º Congresso Brasileiro de Sistemas

O Comitê Científico e o Comitê Organizador do 12º Congresso Brasileiro de Sistemas têm o prazer de convidar a comunidade acadêmica nacional e internacional para o evento que será realizado nos dias 03 e 04 de novembro de 2016, na Universidade Federal de Uberlândia, em Uberlândia – MG.

O tema desta edição será: “Complexidade em tempos de crise: diálogos entre economia, sustentabilidade e visão sistêmica.”

Além de suas tradicionais palestras com pesquisadores nacionais e internacionais da área de sistemas, este ano o Congresso Brasileiro de Sistemas traz uma novidade.Contará com a presença de Otaviano Canuto, o diretor executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) para o Brasil, Cabo Verde, República Dominicana, Equador, Guiana, Haiti, Nicarágua, Panamá, Suriname, Timor Leste e Trinidade e Tobago. Com isto, pretende-se ampliar a interface entre a pesquisa sistêmica na América Latina e os campos de aplicação prática destes trabalhos, como mercado e governos.

Também ficou definido pela comissão organizadora do evento que se outorgará ao melhor artigo o J. Donald R. de Raadt prize. O objetivo do prêmio é honrar tão nobre pesquisador, cuja contribuição foi fundamental para a consolidação do Congresso Brasileiro de Sistemas e do capítulo brasileiro da ISSS.

Serão muito bem-vindos os trabalhos desenvolvidos pela comunidade acadêmica que contemplem os seguintes temas:

A – Epistemologia e Pesquisa Sistêmica;

B – Economia, Desenvolvimento Local e Políticas Públicas;

C – Mercado e Redes entre Organizações;

D – Administração de Organizações;

E – Psicologia e Saúde;

F – Tecnologia e Informação;

AS INSCRIÇÕES JÁ ESTÃO ABERTAS E PODEM SER FEITAS A UM PREÇO PROMOCIONAL ATÉ O DIA 10 DE SETEMBRO DE 2016.

Para maiores informações, visite a Página Oficial do Congresso Brasileiro de Sistemas.

 

Visualizar detalhes da conferência

11º Congresso Brasileiro de Sistemas

Uni-FACEF - Centro Universitário Municipal de Franca
Av. Dr. Ismael Alonso y Alonso, 2400
Bairro São José
CEP 14403-430
Franca, BR

29 de outubro de 2015 – 30 de outubro de 2015

ATENÇÃO: SESSÕES TEMÁTICAS DISPONÍVEIS PARA CONSULTA. CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR

===

O 11º. Congresso Brasileiro de Sistemas é uma iniciativa do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento Regional do Centro Universitário de Franca - Uni-FACEF, pois acredita que a Visão Sistêmica será fundamental para compreensão da complexidade local e regional manifestada nos diversos sistemas e a interdisciplinaridade será ressaltada com o despertar da consciência sistêmica nas diversas áreas do conhecimento que estiverem sendo debatidas no evento, permitindo uma integração de pesquisadores, cientistas, estudantes e professores.

A proposta de abordar o pensamento sistêmico pelo prisma interdisciplinar é fomentar por meio de trabalhos científicos a contribuição dos vários campos do conhecimento por meio de uma integração recíproca das várias disciplinas em um ambiente que propicie amplas discussões e debates sobre a complexidade ampliando o olhar na soluções dos problemas.


Comitê de Organização 11º CBS

  • Coordenação: Profa Dra. Melissa Franchini Cavalcanti Bandos e Prof. Dr. Silvio de Carvalho Neto
  • Comissão Acadêmica: Prof. Dr. Alfredo José Machado Neto, Prof. Dr. Paulo de Tarso Oliveira, Profa. Dra. Sheila Fernandes Pimenta e Oliveira, Profa. Dra. Bárbara Fadel, Profa.Dr. Marinês Santana Justo Smith, Prof. Dr. José Alfredo de Pádua Guerra.
  • Comunicação e Secretaria: Alba Valéria Penteado, Welton Roberto Silva e Angela Tornatore Nogueira, Angela Cristina Basilio de Freitas
  • Assessoria de multimídia e internet: Alessandro Rodrigues da Silva e Noemia Lopes Toledo
  • Assessoria de Compras: Lucas Antônio Santos e Bruna Sousa Ferreira
  • Assessoria Contábil-Financeira: Taíse Helena de Santana e Simeer Isaac

===

Expediente

Editora responsável: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Periodicidade: Anual

ISSN: 2446-6700

Contatos: dantepm@usp.br, melissafcb@gmail.com

Ano da Primeira Publicação: 1º. Congresso Brasileiro de Sistemas – 2005 – FEARP-USP

====

Os melhores trabalhos científicos apresentados no 11º CBS serão considerados para o Fast Track no periódico científico FACEF Pesquisa: Desenvolvimento e Gestão.

Visando propagação do conhecimento que vem sendo desenvolvido na área, serão bem-vindos os trabalhos dentro das seguintes temáticas:

 

Epistemologia e Pesquisa Sistêmica

Foco: Trabalhos inerentemente teóricos

A – Teorias, conceitos e metodologias sistêmicas: são trabalhos relacionados às teorias, conceitos e metodologias sistêmicas, além de cibernética, complexidade etc. Inclui a modelagem sistêmica e a simulação, que são trabalhos relacionados à matemática, aos modelos sistêmicos etc

 

Desenvolvimento Local e Regional

Foco: Visão sistêmica do progresso

B – Desenvolvimento local integrado, sistêmico e sustentável: são trabalhos relacionados ao desenvolvimento pensado sob as óticas econômicas, sociais e ambientais.

 

Redes

Foco: Visão sistêmica das relações entre organizações / instituições

C – Redes: são trabalhos relacionados aos assuntos de cooperação, gestão estratégica, coordenação, controle, governança e desempenho dos diversos tipos de parcerias (i.e. alianças; joint ventures; franquias; cooperativas; associações; etc.).

 

Administração de Organizações

Foco: Visão sistêmica da organização

D – Desenvolvimento em organizações e negócios: são trabalhos relacionados aos assuntos de administração, gerência, contabilidade, economia e negócios de organizações privadas.

 

Ciências Agrárias/Agronegócio

Foco: Visão sistêmica da agricultura e do agronegócio

E – Visão Sistêmica do agronegócio: são trabalhos focados na produção agrícola e no agronegócio, relacionados aos assuntos de administração, gerência, contabilidade, economia e negócios.

 

Sociologia/Políticas Públicas

Foco: Visão sistêmica da sociedade

F – Desenvolvimento social: são trabalhos relacionados aos assuntos de sociologia, assistência social, administração pública, planejamento social e políticas públicas.

 

Psicologia/Saúde

Foco: Visão sistêmica do indivíduo

G – Bem-estar e desenvolvimento humano: são trabalhos relacionados aos assuntos de psicologia, saúde e educação, na esfera do indivíduo e da família.

 

Tecnologia e Informação

Foco: Visão sistêmica da tecnologia

H – Tecnologia e Sistemas de Comunicação e Informação: são trabalhos relacionados à contribuição da engenharia e ao uso de sistemas de informação e de comunicação no desenvolvimento humano, organizacional e social.

 

====

Valores de Inscrições

Tabela de Preços – 11º. CBS

Categoria

18/08 a 30/09/2015

01/10 a 25/10/2015

Estudante graduação Uni-FACEF

R$ 10,00

R$ 15,00

Estudante pós-graduação Uni-FACEF

R$ 30,00

R$ 35,00

Estudante graduação outras IES

R$ 60,00

R$ 75,00

Estudante pós-graduação outras IES

R$ 80,00

R$ 100,00

Profissionais e docentes

R$ 150,00

R$ 180,00


O sistema de inscrições estará disponível a partir da primeira quinzena de agosto de 2015.

 

Visualizar detalhes da conferência

10º Congresso Brasileiro de Sistemas

FEARP-USP

Av. Bandeirantes, 3900

Monte Alegre

CEP 14040-905


Ribeirão Preto, BR

28 de outubro de 2014 – 30 de outubro de 2014

Resultados do Prêmio West Churchman de pesquisa sistêmica e do processo de seleção para a revista Systems Research and Behavioral Science.

O comitê de seleção do prêmio West Churchman de pesquisa sistêmica e da Systems Research and Behavioral Science, têm o prazer de anunciar o trabalho vencedor do prêmio West Churchman de pesquisa sistêmica e os artigos do 10º congresso brasileiro de sistemas, selecionados para compor a edição especial da revista.

TRABALHO VENCEDOR DO PRÊMIO WEST CHURCHMAN DE PESQUISA SISTÊMICA

 

Leonardo Augusto Amaral Terra, Carla Aparecida Arena Ventura, Mirna de Lima Medeiros, João Luiz Passador

 

DEMAIS TRABALHOS SELECIONADOS PARA COMPOR A EDIÇÃO ESPECIAL DA SYSTEMS RESEARCH AND BEHAVIORAL SCIENCE

 

Christian Maciel De Britto

Carla Aparecida Arena Ventura, Isabel Amelia Costa Mendes, Maria Auxiliadora Trevizan, Leila Maria Marchi Alves Ancheschi, Juliana Gazzotti, Silvia Tognoli, Livia de Oliveira Pasqualin

Sra Luciana Oranges Cezarino, Lara Bartocci Liboni, Adriana Cristina Ferreira Caldana, Marcia Freire de Oliveira

Tatiane Regina Petrillo Pires de Araujo, Julia Sursis Bucher-Maluschke, Janari da Silva Pedroso

Leonardo Augusto Amaral Terra, João Luiz Passador

Carla Maria Schmidt, Ivanete Daga Cielo, Keila Raquel Wenningkamp, Marialva Tomio

 


Criação e gestão de grupos de pesquisa: história do Grupo de Sistemas da FEA-RP.

 

O 10º Congresso Brasileiro de Sistemas é o palco para o lançamento do livro "Criação e gestão de grupos de pesquisa: história do Grupo de Sistemas da FEA-RP". A distribuição da obra é gratuita e você pode obter seu exemplar em formato digital clicando aqui.

 

Visualizar detalhes da conferência

9º Congresso Brasileiro de Sistemas



Visualizar detalhes da conferência

8º Congresso Brasileiro de Sistemas



Visualizar detalhes da conferência

7º Congresso Brasileiro de Sistemas



Visualizar detalhes da conferência

6º Congresso Brasileiro de Sistemas



Visualizar detalhes da conferência