Visão Geral

E em 2017, o 13º Congresso Brasileiro de Sistemas, a ser realizado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica tem como tema “Competências sistêmicas para um mundo problemático".

São objetivos do 13º. Congresso Brasileiro de Sistemas:

  • promover a integração de pesquisadores, cientistas, estudantes e professores em um ambiente acadêmico de debates visando intercambiar as diversas weltanschauungen;
  • promover a divulgação e a consolidação da abordagem sistêmica nas diversas áreas do conhecimento, de maneira específica nas pós-graduações do Brasil;
  • ampliar o intercâmbio de informações e pesquisas entre instituições de educação superior, científicas e outras organizações públicas e privadas no Brasil na área de sistemas;

 

ÁREAS TEMÁTICAS

Visando propagação do conhecimento que vem sendo desenvolvido na área, serão bem-vindos os trabalhos dentro das seguintes temáticas:

 

Epistemologia e Pesquisa Sistêmica

Foco: Trabalhos inerentemente teóricos

A – Teorias, conceitos e metodologias sistêmicas: são trabalhos relacionados às teorias, conceitos e metodologias sistêmicas, além de cibernética, complexidade etc. Inclui a modelagem sistêmica e a simulação, que são trabalhos relacionados à matemática, aos modelos sistêmicos etc

 

Desenvolvimento Local e Regional

Foco: Visão sistêmica do progresso

B – Desenvolvimento local integrado, sistêmico e sustentável: são trabalhos relacionados ao desenvolvimento pensado sob as óticas econômicas, sociais e ambientais.

 

Redes

Foco: Visão sistêmica das relações entre organizações / instituições

C – Redes: são trabalhos relacionados aos assuntos de cooperação, gestão estratégica, coordenação, controle, governança e desempenho dos diversos tipos de parcerias (i.e. alianças; joint ventures; franquias; cooperativas; associações; etc.).

 

Administração de Organizações

Foco: Visão sistêmica da organização

D – Desenvolvimento em organizações e negócios: são trabalhos relacionados aos assuntos de administração, gerência, contabilidade, economia e negócios de organizações privadas.

 

Ciências Agrárias/Agronegócio

Foco: Visão sistêmica da agricultura e do agronegócio

E – Visão Sistêmica do agronegócio: são trabalhos focados na produção agrícola e no agronegócio, relacionados aos assuntos de administração, gerência, contabilidade, economia e negócios.

 

Sociologia/Políticas Públicas

Foco: Visão sistêmica da sociedade

F – Desenvolvimento social: são trabalhos relacionados aos assuntos de sociologia, assistência social, administração pública, planejamento social e políticas públicas.

 

Psicologia/Saúde

Foco: Visão sistêmica do indivíduo

G – Bem-estar e desenvolvimento humano: são trabalhos relacionados aos assuntos de psicologia, saúde e educação, na esfera do indivíduo e da família.

 

Tecnologia e Informação

Foco: Visão sistêmica da tecnologia

H – Tecnologia e Sistemas de Comunicação e Informação: são trabalhos relacionados à contribuição da engenharia e ao uso de sistemas de informação e de comunicação no desenvolvimento humano, organizacional e social.

 

Método de Estruturação de Problemas

Foco: Pensamento Sistêmico

I – Métodos de Estruturação de Problemas: são trabalhos relacionados à contribuição da Pesquisa Operacional, especificamente Pesquisa Operacional SOFT, para tratar problemas não-estruturados, caracterizados por terem múltiplos atores, múltiplas perspectivas, conflitos de interesse, grandes incertezas e um número significativo de fatores não-quantificáveis.