Políticas da Conferência

Processo de Avaliação pelos Pares

Política de avaliação:

Todos os artigos publicados nos anais do Congresso Brasileiro de Sistemas passam por um processo em duas etapas:

1. Avaliação de normalização: A primeira etapa do processo consiste na avaliação de normalização, onde será verificada a conformidade do documento com as normas do congresso. Havendo necessidade de correções, estas serão solicitadas ao autor, antes da publicação. É importante ressaltar que não serão considerados para publicação os artigos que não estiverem totalmente conformes com as normas do congresso.
  2. Avaliação de mérito: A segunda etapa do processo consiste em uma avaliação do mérito acadêmico do artigo. Esta será realizada pelo sistema duplo-cedo double blind review. Os dois pareceristas ad hoc serão escolhidos pelo editor de área e apreciarão o trabalho por meio de um questionário qualitativo e um questionário quantitativo. As opções finais para os pareceres são: "Aprovado para publicação", "Rejeitado para publicação" e "Ajustes necessários". Caso haja divergência nos pareceres, os editores encaminharão o artigo ao comitê científico para o desempate, que poderá se apoiar nas avaliações quantitativas.

Quanto aos artigos premiados e os selecionados para publicação em periódicos com fast track, estes são escolhidos por meio de um comitê editorial independente do comitê científico do congresso, que recebe os artigos que somaram 8 ou mais pontos na avaliação quantitativa e, entre estes, apura os artigos merecedores das honrarias e/ou benefícios. Para evitar pressão sobre o comitê de premiações, este só é conhecido no momento do anúncio final dos resultados, sendo vetado neste comitê a participação de pesquisadores que tenham submetido artigos para o congresso.

Política de Acesso às Edições Anteriores

As apresentações que compõem as conferências atual e anteriores neste site são de acesso livre e estão disponíveis para leitura gratuitamente, em benefício de autores e leitores interessados.

Congresso Brasileiro de Sistemas - Expediente

ISSN: 2446-6700

Ano da 1ª Edição: 2005.

Editora responsável: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo