Congresso Brasileiro de Sistemas, 12º Congresso Brasileiro de Sistemas

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DESENVOLVIMENTO HUMANO: A ESPIRITUALIDADE NO EXECÍCIO DA PROFISSÃO DE PROFESSOR E SUAS RELAÇÕES
Mateus Rubens Melo, Alessandra Valim Ribeiro

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Data: 03/11/2016 04:30  – 06:30
Última alteração: 17/10/2016

Resumo


O tema do presente trabalho é “A espiritualidade no exercício da profissão de professor e suas relações na Escola Estadual David Campista, Poços de Caldas – MG.” Têm-se o objetivo de analisar se a teoria referente à Espiritualidade se aplica no exercício da profissão de professor e suas relações na escola objeto de estudo. A pesquisa é caracterizada como qualitativa e aplicada, desenvolvida por meio bibliográficos, documental e pesquisa de campo. O instrumento utilizado para esta pesquisa foi um questionário contendo questões de identificação de perfil e 30 questões voltadas a espiritualidade, aplicados aos professores de ensino médio da Escola Estadual David Campista de Poços de Caldas – MG, tendo o total de respondentes 21 professores. Estes foram analisados de uma forma geral, tendo como base os seis caminhos da inteligência espiritual, quais caminhos predominam nessa amostra de professores e como refletem no exercício da profissão. Após as análises, as respostas obtidas por meio dos questionários, demonstraram que os caminhos mais predominantes estão relacionados ao ambiente público, burocracia e falta de estímulos que esses professores recebem, alguns são efetivos e outros com contratos por prazos determinados. Trabalham de acordo com o cronograma anual, também fora da organização, pois faz parte desta profissão, ao mesmo passo que não é valorizado como deveria ser.


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